quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Nunes - Flamengol!

João Batista Nunes de Oliveira (Feira de Santana, 20 de Maio de 1954) conhecido como "Artilheiro das Decisões" no Flamengo, o baiano Nunes começou sua carreira no Santa Cruz, de Pernambuco, onde marcou muito gols e ajudou o time a chegar às semi-finais do Campeonato Brasileiro de 1975. De lá, foi parar no Fluminense, onde pouco jogou antes de ir para o Monterrey do México. Esquecido no hemisfério norte, o atacante foi contratado pelo Flamengo, e estreiou no Clube em 1980. Seu espírito, sua raça, e o faro de gol, fizeram com que rapidamente se identificasse com a torcida rubro-negra. E não eram apenas gols em simples jogos. Eram decisivos. O artilheiro garantiu, pelo menos, quatro títulos ao Fla. O Campeonato Brasileiro de 1980, o Estadual de 1981, o Mundial Interclubes no mesmo ano, e o Campeonato Brasileiro novamente, em 1982. Depois de tanto sucesso, o João Danado deixou a Gávea e passou por clubes como Botafogo, Náutico, Santos, Atlético Mineiro, e até o Boavista de Portugal. Mas retornou ao clube e conquistou novos títulos, como a Taça Guanabara de 1984 e o Brasileiro de 1987. Ao total, Nunes atuou por oito anos na Gávea, participando de 212 jogos e marcando 96 gols.

Começou a Libertadores 2009

Num jogo como há muito tempo não se via, o Grêmio empatou com o Universidad do Chile em 0x0, no Estádio Olímpico. Até agora o goleiro do Universidad deve estar vendo a bola na frente. Grande partida do Grêmio que amassou o adversário, porém não fez gol, o mais importante do futebol.
Tcheco deu 5 assistências e dois chutes a gol, Souza em noite pouco inspirada errou muitos passes e dribles, Roth surpreendeu colocando Jadílson e esse jogou muito até cansar. Decepção por conta da dupla de ataque Jonas e Alex Mineiro, deram chutinhos e se limitaram a fazer parede. Puxa atacante tem que chutar e ir pra cima dos zagueiros. Detalhe importante: time pra ganhar a Libertadores precisa de centroavante cabeceador, espero que o Maxi Lopes seja esse centroavante, e por falar nele, é muito simpático e atende a todos com muita gentileza, anexo a foto tirada por mim no dia do jogo Grêmio x Juventude no Olímpico. Meu amigo Leonardo e Maxi Lopes.
Vamos seguir na caminhada pois temos que vencer fora agora.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CARECA

Antonio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca, a razão do seu apelido é que ele era fã do palhaço Carequinha. Careca começou sua carreira no Guarani, de Campinas em 1978. Foi campeão brasileiro no mesmo ano, tendo marcado o gol do título. Com sua velocidade e sua habilidade de finalização, rapidamente firmou-se como um dos melhores jovens artilheiros do país. Foi contratado pelo São Paulo em 1983 para substituir Serginho Chulapa, após ter se recuperado de uma contusão que o fez perder a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Mas foi durante a Copa do Mundo de 1986, no méxico, que Careca realmente se estabeleceu no futebol mundial. Ele terminou o torneio, durante o qual o Brasil foi eliminado pela França nas quartas-de-final, com cinco gols, colocando-o em segundo no ranking da Chuteira de Ouro, atrás de Gary Lineker, da Inglaterra, com seis. Também durante 1986, Careca liderou o São Paulo na conquista do Brasileiro, batendo seu antigo clube, o Guarani, na final — e marcando o gol que levou a decisão para a disputa de penalidades. Com vinte e cinco gols, foi artilheiro e eleito o melhor jogador do campeonato.
Em 1987, depois de cento e noventa e um jogos e cento e quinze gols pelo São Paulo, foi contratado pelo então campeão italiano Napoli, onde foi companheiro de Maradona. Na primeira temporada no Napoli não teve sucesso, apesar de seus treze gols: o time foi batido na primeira fase da Copa dos Campeões pelo Real Madrid e perdeu o título italiano nos últimos jogos da temporada. Contudo, o ano seguinte foi muito melhor. O time ganhou a Copa da UEFA, com Careca fazendo um gol na final, e terminou em segundo na Serie A do italiano. Em 1990, finalmente Careca ganhou o Scudetto com o Napoli. Em 1993, Careca deixou a Itália para jogar pelo Kashiwa Reysol, novo time japonês da J. League. Ficou quatro anos com o time e ajudou-o a subir à primeira divisão do campeonato em 1994. Depois se transferiu para o Santos, seu clube do coração, onde encerrou a carreira depois de defender o clube em apenas nove jogos (com dois gols), no Campeonato Paulista de 1997. Em 2001 já aposentado jogou algumas partidas pelo São José de Porto Alegre.

Centroavante

Eu sou apaixonado por centroavante! Não existe na história time campeão sem centroavante. Pode ser de vários estilos:
- Os Refinados como Tostão, Roberto Dinamite, Túlio e Careca.
- Os Trombadores como Casagrande, Dadá Maravilha, Jardel e Hernán Crespo.
- Os Rápidos como Romário, Ronaldo Fenômeno, Luis Fabiano e Nilmar.
- Os Assistentes mas artilheiros Bebeto e Paulo Nunes.
Então criei este espaço que será chamado de Perfil do Gol, onde publicarei perfil dos maiores atacantes e goleadores do Mundo, espero que tragam boas lembranças e alegrias.

Agora é tudo Semi-final!

Amigos, particularmente eu gosto desta fórmula de campeonato utilizada no Gauchão deste ano. É semelhante a fórmula do Campeonato Carioca, porém considero a deles melhor, pois tem somente semi-final e final, o que poderia fazer jogos de ida e volta e não somente de ida. Jogos somente de ida, sendo que geralmente a Dupla Gre-Nal se classifica em primeiro lugar de sua chave, com isso um clube do interior jogar no Olímpico e Beira-Rio é muito complicado. Mas com tudo, o Inter aos trancos e barrancos venceu a Ulbra por 2x1 e classificou-se, mas temos que ressaltar a boa partida de Taison e de Lauro. O Tite ainda não conseguiu o encaixe da equipe, talvez agora sem o Alex ele comece a repetir a formação e consiga firmar a equipe, que tem problema de perder o meio-campo e ficar com pouca posse de bola, isso contra os clubes do Gauchão é aceitável, mas na Copa do Brasil vai complicar. De parte do Grêmio, sem muito esforço, venceu o Juventude por 2x0, teve o Victor expulso em uma bobagem de Fábio Santos e Réver, e o árbitro Marcio Chagas compensou no lance seguinte expulsando o jogador do Juventude por um puxão de camisa que no meu entender poderia ser somente cartão amarelo. De bom ficou a lucidez e calma que o Adílson jogou, parece que se firmou na posição e será o volante da Libertadores, pelo menos na primeira fase. Alex Mineiro destravou e marcou dois gols, e Maxi Lópes esbanjou simpatia e autógrafos no pátio do Estádio Olímpico. Confirmando minhas fontes, como falei na reportagem passada, o Tricolor da Azenha estava querendo um jogador do Flamengo (Kleberson - que só não veio porque a CBF emprestou dinheiro ao Flamengo para que não perdesse o vínculo de seus jogadores por 4 meses de atraso de salários) ou do Corinthians (Fabinho - este ainda não descartado totalmente, porém sua pedida foi muito alta). Confirmando ainda que Émerson, hoje no Milan tem contrato até junho e em julho ganhará passe livre. Alex vendido cumpriu com o desejo do jogador que queria sair, mas ainda não tinha recebido uma proposta boa para valer a pena.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Contratações!

Estive no Estádio Olímpico Monumental para assistir o jogo do Grêmio contra o Brasil de Pelotas, vi algumas coisas interessantes: Roger ex-lateral e hoje zagueiro que já jogou no Grêmio foi ver o jogo. Achei estranho, ainda mais que ele está sem clube e o Grêmio procura um zagueiro experiente. Ele esteve no vestiario e conversou com o Diretor de Futebol Tricolor Mauro Galvão. Acho que tem fumaça aí.
Também tive a oportunidade de conversar com vários amigos conselheiros do clube, e obtive boas informações como seguem:
1º) O Grêmio está acertado com um zagueiro experiente faltando somente detalhes. (Pode ser o Fabiano Eller, mas também pode ser Roger).
2º) Émerson volante do Milan, tem contrato até Junho de 2009 com o clube e recebe em torno de 250.000,00 Euros por mês, o que daria aproximadamente R$750.000,00. Porém quando encerrar o seu contrato tudo indica que virá jogar no Grêmio para encerrar a carreira.
3º) O Grêmio procura no mercado paulista e carioca um volante que jogue também pela lateral direita, especula-se que seja do Flamengo (por causa da crise financeira) ou Corinthians (por excesso de jogadores e a oportunidade de disputar a Libertadores da América 2009).
4º) O Grêmio não desiste ainda do Renato Ex-Flamengo e hoje nos Emirados Árabes.
Além disso, Homenagem a Danrlei, sempre e eterno goleiro tricolor.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Camisas Novas

Estive no Olímpico para assistir o jogo entre Grêmio e Juventude, bela partida onde destacaram-se Souza, Jonas e Rui pelo Tricolor, e o Goleiro "Milagreiro" Gatti, do Alvi-verde. Me impressiona como o Juventude sempre tem bons goleiros "desconhecidos". Acredito que isso se deve a dois trabalhos bem feitos: primeiro os olheiros dos goleiros e depois a forma de preparação dos goleiros, o preparador de goleiro do Juventude, Marcelo Carpes, está de parabéns e deve ser observado melhor por times grandes. Conversando com meu amigo Gabriel Cardoso da Rádio Gaúcha identifiquei também a forte aceitação dos novos modelos de camisa do Grêmio. A branca com azul em listras horizontais, baseada no fardamento da Seleção Argentina de Hugbi ficou muito bonita, e a tradicional tricolor volta a ter o tom de azul claro, cintilante como o céu. Belas camisas, esgotaram na loja GrêmioMania do Estádio. Ficamos no aguardo de mais um lote. As observações ruins ficaram por conta do Protesto da Geral que por não receber ingressos não colocou as faixas e barras, em forma de pressão à nova diretoria Tricolor, além disso a atuação de dois jogadores me preocuparam: Alex Mineiro e Jadílson. O primeiro não recebeu uma bola em condição de marcar, e parece se esconder atrás do zagueiro em cruzamentos, já o segundo corre, pedala e nada. Não acerta um cruzamento e não marca ninguém. Começo a imaginar que o Adílson Batista, técnico do Cruzeiro, acertou em dispensá-lo, como me informou Paulo Pipoca amigo em comum meu e ex-vizinho de Adílson quando o mesmo morava em Porto Alegre, o qual ainda mantém contato.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Justiça e Injustiça no Gre-Nal!


Clássico é clássico e vice-e-versa! Como diria Jardel.
Mas futebol não é ciência exata, portanto pode-se divagar sobre o assunto.
O Grêmio foi muito melhor que o Inter no primeiro tempo, pois o tricolor tinha 6 jogadores no meio-campo e ficou claro que seu objetivo era dominar o jogo, e dominou. Já o Colorado, esse foi muito mal escalado no primeiro tempo e ganhou de presente um gol com 3 minutos de jogo, o Inter deixou o Grêmio jogar somente não permitiu o avanço do time para a sua área. Primeiro tempo Injusto.
Segundo tempo, Celso Roth tem que buscar o resultado avança o time, coloca Jonas e o Grêmio começa a se impor sobre a defesa Colorada, porém o Tite coloca Andrezinho e Kleber, passa a fazer um 3-5-2, e iguala a disputa do mieo-campo, mas passa a ganhar o contra-ataque de presente. Segundo tempo 1x1, resultado justo.
Boas defesas dois dois goleiros e uma bola na trave.
Resultado: O Inter se firma como equipe e passa por um teste qualificado, o Grêmio mostou que está preparado, domina o meio-campo e está faltando somente ajuste no ataque pois o Alex Mineiro ficou muito sozinho e precisa de companheiro, mesmo que seja o Jonas.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

1959 - 50 Anos - Brasil Campeão do Mundo de Basquete

Esta é a Seleção Brasileira que foi Campeã Mundial no Chile em 1959, com direito a vitória sobre os donos da casa na final. Na Primeira Fase os resultados foram: Brasil 69 x 52 Canadá, URSS 73 x 64 Brasil e Brasil 78 x 50 México. Na Fase Final o Brasil derrotou Formosa (94 x 76), Bulgária (62 x 53), Porto Rico (99 x 71), EUA (81 x 67) e sofreu nova derrota para URSS (União Soviética) por 66 x 63. Na Final o Brasil derrotou o Chile (73 x 49) e sagrou-se Campeão. O destaque fica por conta da URSS que negou-se a jogar contra a Ilha de Formosa não aceitando a sua participação da competição como Nação, e assim perdeu os pontos e ficou fora da final dando lugar ao Brasil. Os EUA por sua vez nessa época não levavam jogadores profissionais somente universitarios. Parabéns aos eternos Campeões.

Gauchão, 5 de novo!

O Inter conquistou na noite deste domingo sua primeira goleada no Gauchão 2009. Com gols de Taison, Alex e Nilmar (duas vezes), o Colorado aplicou 4 a 0 no Sapucaiense no Beira-Rio. Com o resultado, o time segue na liderança do Grupo 1 da Taça Fernando Carvalho, com 10 pontos, dois a mais que o vice Juventude.
O Grêmio esteve, em campo no 3-6-1, apenas com Jonas no ataque e Souza se aproximando mais da frente, o esquema foi testado por Celso Roth na última sexta. Assim o Tricolor goleou o Novo Hamburgo por 5 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio do Vale. Alex Mineiro não jogou por causa de dores musculares. Pelo lado gremista, os gols foram de Rafael Marques, Tcheco (2) e Souza (2). João Paulo descontou para o time da casa. É a segunda goleada de 5 do Grêmio em 2009.
Já tinha alertado antes, e agora se confirmou, o Celso Roth está preparando o time para um 3-6-1, sendo que o 6º jogador do meio pode ser o recém contratado Herrera ou o promissor Douglas Costa. Acho que o garoto leva vantagem.